Comentário

Todos nós dizemos a mesma coisa, quando conversamos (ou, na maioria das situações, reclamamos) sobre a nossa cidade ou o nosso país. Não tem mais jeito, é assim mesmo, nunca vai mudar... Em outros países, o povo se mobiliza, vai às ruas, protesta, exige os seus direitos. Aqui, nós nos limitamos a reclamar em pequenos círculos de amigos, à hora do almoço, na fila do banco, diante da TV. Por isso, nasce este blog, sem nenhuma pretensão, exceto a de ser um espaço para reflexão. Porque o Brasil não é assim mesmo. Porque pode deixar de ser assim. Difícil? Sim. Mas quem sabe você que me lê e eu não conseguimos começar a mudança?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

É fogo

Vemos nos telejornais os terríveis incêndios que acontecem na região Centro-Oeste. Plantações e pastos destruídos, gente trabalhadora e sofrida combatendo o fogo com baldes,  perdendo suas casas e talvez a produção de um ano inteiro de trabalho, e sem conseguir salvar o seu gado. Os poucos animais que não morreram não têm agora o que comer.

Onde está o poder público, que nada fez para controlar a situação antes que ficasse insustentável? Por que não foram enviados aviões e helicópteros adaptados para combate a incêndios, para ajudar a controlar os focos? Além do prejuízo individual, há o prejuízo para a nação, com a agricultura e pecuária prejudicadas. Por que essa imobilidade do governo? Por que não se fez nada? E que ajuda será dada agora aos que perderam o pouco que tinham?

Em países de primeiro mundo, o cenário seria completamente diferente. Pode ser que não conseguissem controlar o incêndio, mas veríamos uma mobilização muito maior, e talvez o presidente tivesse feito uma visita à área atingida. Com certeza, não estaria em cima de um palanque em outras regiões do país, vociferando o nome de seus candidatos. 

Quando o país está órfão, quando tudo pára por causa de uma campanha eleitoral, quando os alagados de Alagoas e os incendiados de Mato Grosso têm a mesma falta de assistência do governo, é fogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário