Comentário

Todos nós dizemos a mesma coisa, quando conversamos (ou, na maioria das situações, reclamamos) sobre a nossa cidade ou o nosso país. Não tem mais jeito, é assim mesmo, nunca vai mudar... Em outros países, o povo se mobiliza, vai às ruas, protesta, exige os seus direitos. Aqui, nós nos limitamos a reclamar em pequenos círculos de amigos, à hora do almoço, na fila do banco, diante da TV. Por isso, nasce este blog, sem nenhuma pretensão, exceto a de ser um espaço para reflexão. Porque o Brasil não é assim mesmo. Porque pode deixar de ser assim. Difícil? Sim. Mas quem sabe você que me lê e eu não conseguimos começar a mudança?

sábado, 11 de setembro de 2010

I'm tired

Estou tão cansada de ver nosso presidente na campanha eleitoral!!! Estou tão cansada de ouvi-lo dizer inverdades, distorcer fatos, apropriar-se de obras e realizações que, na realidade, pertencem a outras pessoas... ouvi-lo vangloriar-se de coisas que não fez...  estou tão cansada de ouvir as palavras deselegantes e depreciativas com que ele se refere aos candidatos adversários... estou tão cansada de vê-lo passar por cima das regras do Tribunal Eleitoral e misturar sua função de presidente com a militância do seu partido!!!

Esta semana, em um comício em Ribeirão Preto, ele disse, "São Paulo não pode mais ficar nas mãos dos tucanos". Ora, os tucanos não usurparam o poder em São Paulo, mas foram legitimamente eleitos, escolhidos pelo povo nas urnas, e duela a quien duela, na conta dos "noves fora", ainda estamos melhor com eles do que estaríamos com o PT.  Se os tucanos estão no poder em São Paulo, é porque assim quisemos.

O PT critica o preço do pedágio em São Paulo. É verdade, o pedágio é caro. Mas não devemos nos esquecer de que as rodovias estaduais de São Paulo são as melhores e mais seguras do país já há muitos anos, ao passo que a Fernão Dias e a Régis Bittencourt, rodovias federais apenas recentemente privatizadas, ainda são palco de acidentes terríveis que provocam congestionamentos monstruosos e aumentam ainda mais as já escabrosas estatísticas de mortos e feridos nessas estradas.

O nosso presidente gosta de dizer que os tucanos privatizaram tudo, "acabaram com o bem público do país". Analisando apenas uma dessas tão criticadas privatizações, será que estávamos em melhor situação quando esperávamos anos para poder ter uma linha telefônica, que custava tão caro que era incluída na declaração de bens do imposto de renda? A situação não é ideal hoje, com a empresa espanhola prestando serviços de má qualidade, mas ainda assim está muito melhor do que era nos tempos da telefonia estatal. 

A campanha do tucano, a meu ver, está desastrosa. Ele deveria rebater, uma por uma, as acusações do presidente e dos outros partidos, deveria mostrar quem-fez-o-que. Os oito anos de tucano no  Planalto tiveram muitas coisas más, é verdade, mas também muitas coisas boas, por que não mostrá-las? Por que não colocar pingos nos Is? Por que continuar escondendo o presidente anterior, como se fosse persona non grata no próprio partido? Serra é muito capaz e inteligente, mas não tem carisma, coisa que sobra ao ex-presidente. 

A verdade verdadeira é que há oito anos estou cansada de ouvir o presidente falar, não sei, parece que ele está sempre nas rádios ou na televisão, com seus erros gramaticais e suas inconveniências, chamando todos, inclusive presidentes de outros países, de meu querido... e sei que ainda vou ter que ouvir nosso presidente nesta campanha por mais algumas semanas...  como não há remédio, só me resta dizer, como Madeline Kahn, em Banzé no Oeste (Blazing Saddles, 1974), "I'm tired".... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário